Após 34 anos, 3ª ponte é ampliada e ganha ciclovia
Conheça mais sobre a história do símbolo arquitetônico e de mobilidade do Espírito Santo e a atuação da Assembleia na busca por segurança na estrutura e redução do pedágio
Por Titina Cardoso, com edição de Nicolle Expósito | Atualizado há 1 ano
Um cartão postal capixaba. Não há como pensar no Espírito Santo sem se lembrar da imponência da Terceira Ponte, que atravessa a Baía de Vitória conectando a capital do estado à Vila Velha.
E, para além de um símbolo da arquitetura e da paisagem capixabas, a Ponte Deputado Darcy Castello de Mendonça – nome oficial da via – é fundamental para a mobilidade urbana na região metropolitana.
Nesta semana, a Terceira Ponte completou 34 anos. Inaugurada em 23 de agosto de 1989, os estudos iniciais para a construção de uma nova ligação entre Vitória e Vila Velha remontam à década de 1960.
Mas foi em 1973 que o então governador Artur Gerhardt Santos começou o projeto. Porém, as obras foram iniciadas, de fato, em 1978, no governo Elcio Alvares. Em 1980, elas foram paralisadas por falta de recursos e só foram retomadas quatro anos depois pelo governador Eurico Resende.
Os governadores Gerson Camata e José Moraes deram continuidade ao projeto e a Terceira Ponte foi entregue à população capixaba na gestão Max Mauro (confira ao final galeria com fotos da época).
Até esse momento, o cidadão que precisava atravessar de um município para o outro tinha duas opções: a ponte Florentino Avidos (“Cinco Pontes”) – primeira ligação entre a Ilha de Vitória e o continente – e a Segunda Ponte. As duas ligam a região da Ilha do Príncipe, em Vitória, à região de São Torquato, em Vila Velha.
A construção da Terceira Ponte afetou, inclusive, na migração dos eixos residencial, comercial e empresarial dos municípios, com uma maior ocupação das regiões que englobam os bairros Enseada do Suá, na capital, e Praia da Costa, no município vizinho.
Números
Com 3,3 quilômetros de extensão, a Terceira Ponte recebe, hoje, em média, 41 mil veículos por dia nos dois sentidos. É a 5ª maior ponte em extensão do Brasil. Já seus 70 metros de altura proporcionam o 2º lugar no ranking das pontes mais altas do país.
E, agora, uma nova etapa começa, com a ampliação de suas faixas para veículos – de duas para três em cada sentido – e com a inauguração da Ciclovia da Vida (ciclovia “Detinha Son”), estrutura metálica exclusiva para bicicletas.